quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Expositivo

Links para os sites comentados em aula:

Lembrem-se dos temas: Radiação Nuclear, Terremoto, Tsunami.

Bons estudos!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Chico Mendes (1944-1988)

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta Amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade.”
 
 
Em 1944, nasce no seringal Porto Rico em Xapuri – Acre - Francisco “Chico” Alves Mendes Filho. Aos nove anos, Chico Mendes já acompanhava seu pai na floresta. Aos onze tornou-se seringueiro em tempo integral.
 
  •  Com a chegada do movimento sindical ao Acre, por volta de 1974, Chico encontrou um aliado forte para organizar as bases, difundir suas idéias e fortalecer o movimento. Chico Participou do primeiro curso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em 1975, sobre os direitos da terra e organização sindical, onde causou forte impressão, pois estava a um nível bem superior a outros trabalhadores, pois além de ler e escrever bem, conhecia os fundamentos da filosofia sindical.
  • A ocupação intensiva gerenciada pelo governo na Amazônia na década de setenta atingi também o Acre. Agricultores e pecuaristas, oriundos do sul do país, chegam ao Acre para explorar a terra, substituindo os seringais, derrubando a floresta para a implantação de fazendas de gado.  Como conseqüência das derrubadas, 10 mil famílias de seringueiros, sem trabalho, acabaram por virar favelado nas periferias de Rio Branco, capital do Acre, ou na Bolívia.
 
Em Outubro de 1985, Chico Mendes e outras lideranças, com o apoio da antropóloga Mary Allegretti, organizaram o 1º Encontro Nacional dos Seringueiros, onde formularam a idéia das reservas extrativistas, como forma de resguardar os direitos dos seringueiros sobre a floresta.

Em Julho de 1987 Chico Mendes recebe o prêmio Global 500, concedido pela ONU às personalidades que mais se destacaram na defesa do meio ambiente.

Na noite do dia 22 de dezembro de 1988, sete dias após ter completado 44 anos, ao sair para tomar banho em sua humilde casa,  Chico é alvejado com um tiro no peito, na presença de sua esposa Ilzamar e de seus filhos Elenira e Sandino.
   Fonte: www.chicomendes.org.br